PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notícias
Embrapa lança aplicativo para gerenciamento de fazendas leiteiras
13 de dezembro de 2017


A Embrapa Gado de Leite acaba de lançar o aplicativo para dispositivos móveis do programa Gestão Informatizada de Sistemas de Produção de Leite (Gisleite). Segundo o analista de tecnologia da informação da Embrapa, Victor Lima, o produtor insere as informações por meio de celular ou tablet e esses dados são compartilhados com a plataforma disponível na internet. Isso significa que o usuário tem que estar cadastrado no sistema Gisleite web para utilizar o aplicativo que opera no sistema operacional Android. “O app é um coletor de dados que pode ser operado inclusive quando não há sinal de internet no smartphone, uma situação muito comum no meio rural. Quando o sinal da internet é reestabelecido, o Gisleite Web recebe os dados coletados e os armazena no sistema”, esclarece Lima. Dessa forma, o produtor pode se deslocar pelos diversos pontos da propriedade com um celular, por exemplo, e fazer as anotações necessárias, o que seria impossível com um computador de mesa. “Nosso objetivo foi dar mobilidade ao sistema presente na web”, afirma o especialista.

O pesquisador da Embrapa Cláudio Napolis Costa explica que o Gisleite é baseado em software livre, desenvolvido para o ambiente web e com acesso remoto pela internet. “O aplicativo torna a ferramenta mais eficiente, auxiliando o produtor no processo de tomada de decisões”, diz Costa. Com o Gisleite, é possível gerenciar os aspectos econômicos e zootécnicos de uma propriedade leiteira, como reprodução dos animais, produção de leite, movimentação no rebanho e qualidade do leite.

O sistema está estruturado de acordo com as atividades do processo produtivo: Cadastro, Manejo do rebanho, Clientes e fornecedores e Custos e receitas. É possível inserir os dados de todas as ações relativas às benfeitorias, máquinas e equipamentos, mão-de-obra, aquisição e venda de animais, alimentação do rebanho, comercialização da produção etc. “Praticamente todas as atividades econômicas e zootécnicas de uma propriedade leiteira podem ser gerenciadas por meio do sistema”, afirma Costa.

Segundo os técnicos que desenvolveram o software, o sistema é bastante prático e amigável, com os relatórios podendo ser disponibilizados em planilhas Excel. O pesquisador reforça: “os indicadores de desempenho orientam o produtor no manejo do rebanho, no acompanhamento da produção e reprodução dos animais e nas decisões relacionadas a todo o sistema de produção”. As informações inseridas no Gisleite têm total segurança: somente o produtor e aqueles que ele autorizar têm acesso a elas, o backup é feito diariamente pela própria Embrapa e as atualizações do software são automáticas.

O Gisleite web está disponível na internet desde 2007. De lá para cá, não parou de ser aperfeiçoado. “As evoluções são feitas de acordo com as demandas dos clientes, atendendo às necessidades do produtor”, diz Costa. Cerca de três mil pessoas já acessaram o programa, um número que deve crescer ainda mais com o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis, de acordo com seus desenvolvedores. “Sem que tivéssemos feito qualquer divulgação, a loja de aplicativos do Google já contabiliza mais de 200 downloads do App”, informa Lima.

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite




Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

20/12/2017 - Girolando firma parceria nas áreas de pesquisa, ensino e extensão com Universidade Federal de Viçosa
19/12/2017 - Touros da 6ª Pré-Seleção de Girolando passam por exame andrológico
14/12/2017 - Presidente da Girolando ministra palestra em Jataí
14/12/2017 - Raça Girolando desperta interesse de central de inseminação do Paquistão
13/12/2017 - Embrapa lança aplicativo para gerenciamento de fazendas leiteiras

Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL