PGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notcias
Girolando realizar 1 Workshop de Seleo Genmica durante o Circuito Megaleite 2018/2019
17 de janeiro de 2019


Para esclarecer dúvidas dos criadores sobre o uso da genômica no processo de seleção da raça Girolando, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando promoverá no dia 20 de fevereiro, a partir das 14h, o “1° Workshop de Seleção Genômica”. O evento integra a programação da 2ª Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa Uberaba, agendada para o período de 18 a 23 de fevereiro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG. 


Especialistas da Embrapa Gado de Leite, da Zoetis e da CRV Lagoa ministrarão palestras sobre as vantagens da genômica na seleção de animais geneticamente superiores e sobre o Clarifide Girolando, produto que permite obter os valores genômicos de machos e de fêmeas relacionados às características de Produção de Leite, Idade ao Primeiro Parto e Intervalo de Partos. Entre os palestrantes estará o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, que desde 2009 é responsável pelas avaliações genéticas do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). “A genômica torna a seleção do rebanho muito mais precisa, evitando gastos com a recria de animais de baixo valor genético, pois a ferramenta pode identificar os melhores exemplares logo após o nascimento dos bezerros”, destaca. 

A Girolando foi a primeira raça leiteira nacional a incorporar a seleção genômica ao programa de melhoramento genético, o PMGG. A tecnologia já vem sendo aplicada no campo e nos laboratórios, onde várias pesquisas estão em andamento, inclusive sobre o impacto econômico dessa ciência na produção dos rebanhos. “Temos a expectativa de lançar em breve os valores genômicos para algumas características lineares e para gordura e proteína, porém vamos precisar ampliar a coleta desses dados. Gostaria de incentivar os criadores a fazerem o Controle Leiteiro Oficial de maneira mais ampla e também os testes para os teores de gordura e proteína, para que eles possam, no futuro, ser beneficiados pela inclusão dessas características na avaliação genômica”, orienta.  

O 1° Workshop de Seleção Genômica terá entrada gratuita e será transmitido pela internet. 

Circuito Megaleite 2018/2019 - Etapa Uberaba - A exposição continua com inscrições abertas para julgamento e torneio leiteiro pelo Sistema Web Girolando (www.girolando.com.br). Cada expositor poderá inscrever até 12 (doze) animais para julgamento e até 03 (três) para o torneio leiteiro, condicionados ao número de vagas disponíveis. O prazo encerra no dia 31 de janeiro. As competições de julgamento serão realizadas entre os dias 21 e 23 de fevereiro. O torneio leiteiro será de 18 a 21 de fevereiro. 

 




Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



LTIMAS NOTCIAS

22/04/2019 - Animais Girolando comeam a chegar para ExpoZebu 2019
18/04/2019 - ExpoZebu 2019: Entrada de animais comea segunda
18/04/2019 - Nova diretoria executiva da Emater-MG toma posse
16/04/2019 - Zoetis lana plataforma dedicada pecuria leiteira
16/04/2019 - Suplementao nutricional dos animais soluo para alavancar produtividade

Web Girolando
Usurio:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usurio? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGNCIA DIGITAL