PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notícias
O papel transformador dos zootecnistas na pecuária
16 de agosto de 2019


"Gostaria de dizer aos futuros profissionais da Zootecnia ou aqueles recém ingressados no mercado de trabalho, que o Brasil, com suas dimensões continentais, com seu povo ordeiro e trabalhador – não obstante os nossos vieses políticos - com seus rebanhos de animais domésticos de tamanho e potencial expressivos – é capaz de tudo, menos de ficar pequeno.


Quando eu me formei, há mais de três décadas, muitas tecnologias hoje existentes ainda eram embrionárias. Vocês estão chegando em um mundo diferente, com acesso à tecnologias que, à época da minha graduação, beiravam à ficção científica. 

Saibam tirar proveito disso, mas nunca se esqueçam dos valores básicos de um profissional. Não se esqueçam da ética. Não se esqueçam do respeito pelos animais. Não duvidem de suas capacidades de serem agentes transformadores da produção de alimentos, mas cuidem para que essa capacidade esteja ancorada na sustentabilidade do planeta. 

Vamos nos lembrar sempre que o tempo dos homens é diferente do tempo da Terra. E às vezes não percebemos os efeitos nocivos de nossas ações porque não os vemos se acumular lenta, progressiva e nefastamente. 

Sim, o mundo mudou. Mudou para melhor quando constatamos que hoje somos detentores de um conhecimento capaz de multiplicar a produção de alimentos em dezenas de vezes. 

Mudou para melhor quando verificamos que a taxa de mortalidade infantil reduziu acentuadamente e que a expectativa de vida aumentou consideravelmente.

Mas ainda é um mundo de opostos. Segundo a ONU um em cada nove habitantes do planeta passa fome diariamente, enquanto o restante desperdiça 33% - um terço - de toda a comida produzida e no hemisfério norte a doença do século é a obesidade.

Façamos cada um a nossa parte. Há um mundo imenso lá fora aguardando por profissionais competentes e conscientes. 

Há espaço para todos. Inclusive para acomodar os 9 bilhões de humanos que irão se aglomerar nos próximos 30 anos – quase 2 bilhões de bocas a mais para serem alimentadas. Esse futuro depende, em grande parte, de vocês, de nós, profissionais das ciências agrárias.

Façamos por merecer o privilégio de estarmos vivos, ainda que por um breve período, neste planeta."

 

*Discurso proferido pelo superintendente Técnico da ABCZ Luiz Antonio Josahkian na abertura oficial do Zootec 2019, em Uberaba/MG, no dia 14 de agosto, em nome dos homenageados com o prêmio "Destaque da Zootecnia 2019", conferido pelo CRMV-MG.




Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17/09/2019 - Qualidade do produto poderá determinar a sustentabilidade do setor leiteiro brasileiro
16/09/2019 - Girolando apoia evento beneficente do Conser
12/09/2019 - Confira o resultado da 2ª Expojovem no Berço do Girolando
12/09/2019 - 3ª ExpoAgro Piripiri tem julgamento de Girolando
11/09/2019 - Vereador Agnaldo Silva visita a sede da Girolando

Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL