PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notícias
Técnicos da Girolando participam do 1° Workshop Uso da tecnologia Genômica a favor da pecuária
26 de novembro de 2019


Para discutir a adequada implementação da informação genômica e a maior adoção na pecuária, a Zoetis em parceria com a Illumina, empresa que desenvolve, fabrica e comercializa sistemas integrados para análise de variação genética e função biológica, reuniu em 18/11 e 19/11, em Ribeirão Preto/SP, cerca de 40 participantes, entre especialistas, pesquisadores, representantes da indústria e de associações para o 1° Workshop "Uso da tecnologia Genômica a favor da pecuária". A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando foi representada no evento pelo superintendente Técnico, Leandro Paiva, pelo coordenador Operacional do SRGRG, Edivaldo Júnior, e pelo coordenador Operacional do PMGG, Gustavo Gonçalves. 


Para Dr Fernando Di Croce, Diretor Global de Serviços Técnicos da Zoetis, a pecuária moderna hoje é inconcebível sem o uso desta tecnologia. “A pecuária já avançou muito em relação à nutrição, à reprodução, à saúde animal e necessita da Genômica para dar um novo passo para continuar a ser competitiva. Somente com características-chave como as avaliadas por esta tecnologia, conseguiremos atender às demandas de mercado, para produzir animais e proteína muito mais saudáveis, muito mais eficientes”, disse.


Tecnologia democrática- “Quando a genotipagem começou a ser usada no Brasil em 2010 havia muito pessimismo em relação a ela, em quanto iria contribuir. Passados quase dez anos, não há dúvidas sobre as vantagens do uso da Genômica – ganho na acurácia da avaliação genética, rapidez na identificação e seleção de animais e avaliação de características que não são comumente examinadas em programas de melhoramento de gado de corte”, disse Dr Fernando Baldi, Professor do Departamento de Zootecnia da UNESP de Jaboticabal/SP.


Para Dr Marcos Vinícius Silva, Pesquisador da Embrapa Gado de Leite, a Genômica é importante porque tem impacto direto nos custos de produção e também no aumento do lucro no sistema de produção. “No caso específico do leite, você tem a possibilidade de retirar do sistema de recria aqueles animais que no futuro não serão bons produtores. Com isso, há uma redução imediata dos custos de produção e há também depois, com animais selecionados, mais produtivos, um lucro adicional com o aumento da produção de leite em função da alta capacidade genética dos indivíduos”, explicou.

Além disso, para o pesquisador a tecnologia é democrática. “Seja o rebanho pequeno, médio ou grande existe a possibilidade de selecionar indivíduos de alto potencial genético, que podem ser fêmeas de alto valor genético para serem mães de touros ou mesmo touros que sejam impactantes na raça e possam ser incluídos em centrais de inseminação”, completou.

“Com o progresso do uso da Genômica, o ganho genético de nossos rebanhos hoje é muito evidente”, reforçou Dr Raysildo Lobo, professor da USP e presidente da ANCP.

Para Marcelo Almeida, Gerente Executivo da Cia. de Melhoramento, apesar da implementação da Genômica estar caminhando, o ritmo de seu uso ainda está muito aquém de seu potencial. “Por isso é importante que estejamos nos reunindo para discutirmos quais são estes gargalos e suas possíveis soluções para aumentar a implementação e, com isso, acelerar todo o processo de progresso genético de rebanhos assistidos”, finalizou.

Fonte: Assessoria de imprensa da Zoetis

 

 




Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

06/12/2019 - Fazenda Angolinha conquista 1° lugar no Padrão de Qualidade do Laticínio Verde Campo
06/12/2019 - Nova edição da revista O Girolando já pode ser acessada
06/12/2019 - Girolando recebe homenagem da Emater-MG
05/12/2019 - Pecuaristas do Norte de Minas ampliam investimentos na raça Girolando
02/12/2019 - Girolando será homenageada pela Emater-MG

Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL