PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notícias
Como combater a mastite clínica
11 de dezembro de 2020


No Brasil, estudos mostram que a prevalência da mastite gira em torno de 10 a 11% de casos clínicos por mês, do total de vacas em lactação. Um índice considerado alto quando comparado a de outros países. Mundo afora o percentual está abaixo de 3%. O ideal seria ficar sempre abaixo de 5%, conforme orienta o médico veterinário e mestre em Nutrição e Produção Animal, Eduardo de Souza Campos Pinheiro. “A mastite clínica é principalmente causada por falhas no manejo do ambiente e da rotina de ordenha. Outro fator que favorece a maior incidência da doença é a fazenda não ter um trabalho de controle de bactérias contagiosas, já que, nesse caso, uma vaca pode contaminar a outra. A boa notícia é que, de acordo com os dados da OnFarm, um dos principais agentes causadores de mastite clínica e subclínica é a bactéria contagiosa Streptococcus agalactiae, que responde bem a tratamentos com antibióticos intramamários”, explica Pinheiro, que também é produtor de leite e é atualmente o diretor Técnico da OnFarm, empresa que oferece soluções para preservar a saúde do úbere. Para ler a reportagem completa sobre mastite, clique aqui e acesse a revista Girolando.


Prevenção contra a mastite é um dos melhores investimentos.  “Com um bom manejo e tratamentos adequados é possível reduzir muito a doença do rebanho. Infelizmente não existe uma vacina que previna a mastite, mas algumas podem ajudar a reduzir o prejuízo causado por ela”, destaca Pinheiro. Segundo ele, estudos mostram que a vacinação contra Escherichia coli reduz a gravidade dos casos de mastite clínica, o que diminui gastos com tratamento da doença, já que na grande maioria dos casos de infecção leve por essa bactéria a vaca consegue se recuperar sozinha. 



A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a empresa OnFarm firmaram parceria para estimular os produtores que trabalham com a raça a ter ainda mais controle da mastite em seus rebanhos. Os associados têm direito a desconto de 10% nas mensalidades do sistema de cultura na fazenda da OnFarm. As ferramentas oferecidas permitem não só o controle da mastite, mas também o uso racional de antibióticos e melhoria da qualidade do leite. 

 





Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/01/2021 - Pecuária perde o leiloeiro Luís Carlos Maciel
13/01/2021 - 1ª Exposição Ranqueada Girolando Sem Fronteiras será em abril
08/01/2021 - Girolando perde criador Adauto Feitosa
23/12/2020 - Associação de Girolando fecha 2020 com o maior número de registros dos últimos cinco anos
21/12/2020 - Geraldo Borges é reeleito presidente da Abraleite

Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL