PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Notícias
Exigência energética proteica para animais Girolando durante a gestação
15 de dezembro de 2020


Durante muito tempo foi difícil definir uma dieta adequada que permitisse a expressão do máximo potencial genético dos rebanhos. Contudo, as pesquisas voltadas para a nutrição animal têm crescido de forma considerável nos últimos anos. Analisar a necessidade de cada componente alimentar de forma isolada, como o balanceamento de proteínas digestíveis e não digestíveis no rúmen, carboidratos fibrosos e não fibrosos, aminoácidos, gorduras e aditivos, tem sido o ajuste fino necessário para aumentar a produção leiteira das fazendas. De forma geral, podemos colocar em ordem de importância e quantidade exigida, os nutrientes mais requeridos pelos bovinos, que são: energia, proteína, minerais e vitaminas.


Em se tratando de animais Girolando fica clara a escassez de informações na literatura quanto a essas exigências. Os dados utilizados atualmente para a formulação das dietas são oriundos dos sistemas internacionais. O principal deles é o NRC (2001), com informações advindas do trabalho da década de 90. Entretanto, assim como as pesquisas para exigência de energia, as que estimam as exigências de proteína foram feitas com animais de raça pura (Holandesa), em ambientes com clima diferente do que encontramos no Brasil e sistema de alimentação também diferente dos nossos. A partir disso foi realizado um experimento na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de mensurar as necessidades proteicas e energéticas da raça Girolando durante a gestação.


Os resultados obtidos constataram que a exigência de energia líquida para gestação (ELgest), até aproximadamente os 230 dias de gestação, para animais Girolando são menores quando comparados as exigências de energia líquida para raça Holandesa. 


A pesquisa também estimou quando se inicia a exigência de gestação. De acordo com os resultados obtidos, a exigência de gestação começa no dia 70 de prenhez. A literatura mostra que o desenvolvimento fetal começa antes dos 190 dias de gestação com os primeiros processos, como a miogênese e a organogênese. Dessa forma, autores sugerem que a exigência de energia para gestação seja considerada a partir dos 70 dias, diferentemente do recomendado pelo NRC.


Clique aqui e leia o artigo completo. O artigo é de autoria dos pesquisadores  da Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gado de Leite da UFV, J.G.B. Alves, A.P.O. Neto, F.P. Provazi, A.L.L. Sguizzato e da professora em Nutrição e Produção em Gado de Leite da UFV P.P. Rotta.


 




Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br



ÚLTIMAS NOTÍCIAS

16/01/2021 - Pecuária perde o leiloeiro Luís Carlos Maciel
13/01/2021 - 1ª Exposição Ranqueada Girolando Sem Fronteiras será em abril
08/01/2021 - Girolando perde criador Adauto Feitosa
23/12/2020 - Associação de Girolando fecha 2020 com o maior número de registros dos últimos cinco anos
21/12/2020 - Geraldo Borges é reeleito presidente da Abraleite

Web Girolando
Usuário:
Senha:
Esqueceu a sua senha? Clique Aqui Esqueceu o seu usuário? Clique Aqui
Receba nossa newsletter
Nome:
Sobrenome:
Email:
Whatsapp:


Girolando no Brasil




GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL