PÁGINA INICIAL         MAPA DO SITE         (34) 3331-6000
Departamento de Técnico
PRÓ-FÊMEAS

Com o objetivo de fortalecer a produção leiteira no Estado de Minas Gerais, o Governo de Minas implementou em dezembro de 2014 o programa Pró-Fêmeas, iniciativa que visa à obtenção de animais geneticamente superiores. O Pró-Fêmeas é uma extensão do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), que existe desde 2006 e é voltado para a venda de touros melhoradores.

O Pró-Fêmeas possibilitará a comercialização de fêmeas com idade entre 16 e 60 meses. Os animais precisam ter Registro Genealógico Definitivo (RGD) ou Controle Genealógico Definitivo (CGD), exame negativo para brucelose e tuberculose, aos 30 meses estar prenhe, aos 40 meses estar em lactação e/ou, no mínimo, na segunda gestação.

A proposta é estimular a adoção do uso, em larga escala, de fêmeas de alta qualidade genética de diversas raças bovinas adaptadas para a produção de carne e leite nas propriedades rurais do Estado.

O programa poderá oferecer em feiras e leilões fêmeas geneticamente melhoradas, com comprovação pelo programa genético oficializado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os criadores interessados em participar do programa devem procurar uma unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) ou a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.






GIROLANDO NAS REDES SOCIAIS



APOIO



AGÊNCIA DIGITAL