08 jun 2021
Nova edição da revista Girolando já pode ser acessada

A nova edição da revista Girolando já pode ser acessada online e traz muitas informações importantes para o pecuarista (clicar aqui para acessar). O destaque da capa é o marco histórico do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando, que chega este ano aos 2 milhões de registros, assumindo o posto de raça leiteira nacional com o maior banco de dados do Brasil. O que isso quer dizer? O Serviço de Registro Genealógico é considerado o pilar de qualquer raça, pois é um certificado de origem. Sua aplicabilidade não está imune às mudanças de cada época; pelo contrário, tem um regulamento que está em constante atualização graças à ação frequente de um Conselho Deliberativo Técnico composto por profissionais que entendem profundamente da raça.
Aliado a tantas outras tecnologias de seleção, o Serviço de Registro Genealógico cumpre seu propósito de alicerçar a evolução do Girolando. Por isso, nesta edição é ele que ilustra nossa capa. Fomos ouvir quem está nas duas pontas dessa história: o criador e o técnico, para reconstruir os fatos que contribuíram para esse feito e mostrar como as tecnologias impactaram o registro.
Nesta edição também trazemos uma entrevista exclusiva com a especialista em criação de bezerras, Mariana Marcondes. Ela fala sobre colostragem, etapa essencial para o futuro do rebanho e dá dicas de ouro para ter sucesso nessa etapa da criação. 
Na parte de sanidade, os destaques são o uso da cultura na fazenda, uma ferramenta precisa e dinâmica que ajuda a reduzir casos de mastite no rebanho, e os cuidados para evitar casos de cetose bovina.
E um estudo realizado em pequenas propriedades rurais do interior de São Paulo pela Unesp apontou que o uso da ferramenta Lean, que surgiu na indústria automobilística, pode contribuir para aprimorar a gestão da propriedade, melhorando os resultados na sala de ordenha. Gestão financeira é outro tema que abordamos, mostrando uma ferramenta eficiente direcionada para o fluxo de caixa.
Você vai acompanhar a história da Fazenda Riacho dos Porcos, que aposta no controle leiteiro como ferramenta de seleção e acaba de conquistar o primeiro lugar no Índice Ideagri por conta de sua eficiência na gestão do rebanho. 
Ainda temos outros assuntos, vale a pena conferir.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Parceiro Financeiro
Parceiros Master

Canal Master