Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

22 set 2021
Vaca 5/8 lidera o ranking das Top 1000 Girolando 

A utilização de fêmeas e touros 5/8 HOL + 3/8 Gir vem crescendo nos últimos anos no Brasil, impulsionada pelo grande avanço genético desses animais dentro da raça Girolando. 


Uma confirmação dessa evolução é o Sumário de Fêmeas 2021, que trouxe na liderança, pelo quinto ano consecutivo, a vaca 5/8 HOL + 3/8 Gir Máxima Harmonia FIV da Prata JAC. Ela é líder para produção de leite do ranking. Nascida em 2008, a vaca Girolando é é recordista em lactações e tem PTA de 3.017kg. 


De propriedade do criatório 2R Jataí, vem de uma família muito importante e está passando essa genética para as progênies. Máxima tem três filhas entre as top 15 do Sumário, uma filha entre as dez primeiras top jovens, com idade inferior a 24 meses, e dois filhos PS liderando o Teste de Progênie. Máxima ilustra a capa da última edição da revista (Clique aqui para acessar a revista), representando as vacas 5/8 e o avanço genético da raça, especialmente em relação à longevidade. "No nosso rebanho, temos conseguido selecionar animais longevos, que apresentam uma grande capacidade de produção e agora vêm persistindo e transmitindo isso para seus filhos, tanto nas progênies de macho quanto de fêmeas”, assegura o criador Rogério Corrêa, da 2R Jataí, no município de Jataí/GO.


De acordo com Edivaldo Júnior, coordenador Operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) e do Serviço de Registro Genealógico, o uso de animais 5/8 em rebanhos comerciais vem crescendo em função dos pecuaristas buscarem vacas produtivas, férteis, longevas e saudáveis, características presentes de forma intensa nos animais 5/8.
 

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master