Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

18 jun 2022
Queijo Barões da Mantiqueira vence concurso na Megaleite 2022

Queijos produzidos por criadores de Girolando de várias regiões foram apreciados ontem (18/06), por visitantes da Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.  O Concurso de Queijo dos Núcleos reuniu sete produtos de Minas Gerais e do Rio Grande do Norte.


O público da feira pode degustar e votar no queijo preferido. Foram computados 205 votos e o mais votado foi o queijo artesanal Barões da Mantiqueira, produzido em Itanhandu/MG, na Serra da Mantiqueira. Ele é produzido na Fazenda Barões da Mantiqueira, de propriedade da família do criador Bruno Scarpa. Segundo ele, a produção de queijo começou por conta de um gargalo do mercado, em 2018. “Por conta da greve dos caminhoneiros, o leite produzido na fazenda não pode ser entregue ao laticínio. Para não perder o produto, tivemos a ideia de fazer queijo”, lembra Scarpa.


De acordo com ele, o queijo é maturado 120 dias, em prateleiras de madeira. “De acordo com o clima da nossa região e as formas de prensagem, conseguimos garantir a identidade do nosso produto”, esclarece.


O Concurso de Queijo na Megaleite foi organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, em parceria com os Núcleos de Criadores de Girolando de várias regiões do país.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master