Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

24 mar 2021
Coleta de dados do Sistema de Avaliação Linear Girolando avança

Os técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando continuam realizando a coleta de dados para o Sistema de Avaliação Linear Girolando (SALG) em vários rebanhos do país. O SALG já vem sendo desenvolvido a alguns anos e a expectativa é de que os primeiros resultados desse trabalho sejam publicados em 2022, nos Sumários de Touros e de Vacas.


A Harpia Agropecuária foi uma das fazendas visitadas na última semana para coleta das características lineares. O técnico Edivaldo Júnior esteve na propriedade, localizada em Orizona/GO, e coletou dados de 50 vacas, referentes à medidas de conformação, capacidade corporal, características como profundidade corporal, força leiteira, garupa, sistemas locomotor e mamário, dentre outras.

Essas informações de alta confiabilidade coletadas pela Girolando serão usadas para as predições dos valores genéticos dos touros do teste de progênie. Essas predições serão úteis para que os criadores, dentro dos seus rebanhos, possam efetuar a seleção dos touros e das matrizes, almejando o melhoramento genético das características de importância econômica. 

A expectativa é de que ao final de 2021 o banco de dados da Associação tenha informações coletadas de cerca de 10.000 novas vacas, além de cerca de 2.000 vacas com informações já existentes, que terão condições de serem aproveitadas.

Na próxima edição da revista Girolando, que em breve estará circulando, você vai conferir uma reportagem completa sobre o SALG.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master