Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

08 dez 2021
Clarifide Girolando será tema de palestra em Rondônia

A ferramenta genômica Clarifide Girolando será tema de palestra no estado de Rondônia. O evento ocorrerá no dia 14 de dezembro, a partir das 11h, no Espaço Unique, em Ariquemes/RO, e terá início com a palestra “Mais Genética Girolando”, que será proferida pelo assistente técnico da Zoetis, Matheus Boris. O presidente do Conselho Deliberativo Técnico da raça Girolando, Gustavo Gonçalves, que também é responsável por Serviços Técnicos de Genética da Zoetis, participará do evento. O técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Kleber Ribeiro, será o mediador do debate.


O Clarifide Girolando foi incorporado ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) em 2016, o que permitiu a inclusão das informações genômicas de touros e vacas e a gerações das avaliações genômicas. Ao incluir as informações genômicas nos métodos de avaliação é possível obter, de maneira mais acurada, os valores genéticos e a classificação dos animais, proporcionando uma melhor tomada de decisão na seleção dos animais geneticamente superiores.


Estudos mostraram que a confiabilidade média da predição do valor genômico para animais jovens pode alcançar valores entre 50 e 67% para características como produção de leite, fertilidade e longevidade, ou seja, significativamente superior aos valores médios de 34% de confiabilidade obtida por meio da avaliação genética tradicional que utiliza somente informações de pedigree e de fenótipos.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master