Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

13 out 2022
Girolando amplia atendimento técnico no Amazonas e Tocantins

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando está ampliando sua atuação pelo Brasil. Dois novos técnicos foram contratados e estão sendo capacitados para atender associados do Amazonas e do Tocantins, prestando atendimento no Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando, no Serviço de Controle Leiteiro e no fomento da raça, por meio de palestras técnicas. “São regiões de grande potencial para o Girolando e, com o atendimento técnico nestes dois locais, esperamos levar aos criadores tecnologias para acelerar o melhoramento genético de seus rebanhos. O registro genealógico e o controle leiteiro agregam valor aos animais”, informa o presidente da associação, Odilon de Rezende Barbosa Filho. 


Doutor e PhD em Reprodução Animal pela UNESP de Botucatu/SP, o médico-veterinário, Leandro Rodello, atenderá os criadores de Tocantins, região onde a raça Girolando predomina e que conta em sua maioria com pequenas propriedades. “A raça tem potencial de crescimento no estado, mas há muitos rebanhos que ainda não fazem controle de genealógica e nem melhoramento genético. Agora, poderemos levar essas ferramentas importantes de seleção para os produtores locais”, diz Leandro Rodello. 


Segundo ele, com a genética Girolando, as pequenas propriedades terão condições de melhorar a eficiência e produção leiteira. “Sabemos que a cadeia produtiva tem de estar alinhada, principalmente com relação ao preço do litro pago ao produtor, para que as demais ações dentro de uma fazenda, como genética e nutrição, possam ser implantadas. No Tocantins, o preço do leite é menor que outros estados. A raça Girolando pode contribuir para melhorar essa rentabilidade por ter boa produção a pasto”, esclarece Rodello.

Leandro Rodello - Técnico da Girolando no Tocantins

Amazonas


Já no Amazonas, os atendimentos serão feitos pela médica-veterinária, Lívia Tavares da Silva. Segundo ela, a pecuária leiteira na região ainda é baseada em vacas cruzadas, utilizando todos os tipos de cruzamentos, inclusive com raças de corte, mas o Girolando vem crescendo. “Com a entrada de alguns criadores que trouxeram uma base Girolando para os negócios e profissionalizaram a atividade leiteira, o rebanho de animais registrados da raça vem crescendo. Estes produtores serviram e servem até hoje de exemplo na produção leiteira para a grande maioria de produtores de nosso estado do Amazonas. Estes poucos criadores trouxeram para nossa pecuária uma melhor profissionalização de nossos produtores de leite, que passaram a produzir mais leite com menos animais. Hoje, temos alguns plantéis que servem como exemplo”, explica Lívia.


De acordo com ela, a região tem um enorme potencial para a pecuária, pois está situada bem abaixo da linha do Equador, onde a luz solar é mais intensa, propiciando com isto melhores condições para as gramíneas tropicais, levando ao menor custo de manejo alimentar destes animais. “Temos terras em quantidade para o exercício desta atividade, sem agredir o meio ambiente, desde que estas sejam bem manejadas dentro das Boas Práticas Agropecuárias”, assegura.


A técnica lembra que autoridades amazonenses do setor agropecuário, conjuntamente com os técnicos, vêm, durante os últimos seis anos, fomentando a raça na região, ajudando a promover feiras e exposições agropecuárias com eventos técnicos de melhoramento genético da raça Girolando. 

Lívia Tavares da Silva - Técnica da Girolando no Amazonas

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master