Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

17 abr 2024
Girolando supera participação na Expogrande 2024

A raça Girolando encerrou sua participação na 84ª Expogrande (Exposição Agropecuária Internacional de Campo Grande), ocorrida de 4 a 14 de abril, com várias conquistas. O número de animais da raça superou os anos anteriores, figurando entre as raças com maior quantidade de exemplares expostos no evento. Estiveram presentes 130 exemplares de 12 criatórios, sendo que 106 deles competiram em pista sob o comando do jurado Leandro Paiva. 

De acordo com o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Marcelo Real, a feira foi uma oportunidade de divulgar a raça para um público expressivo, cerca de 104 mil visitantes passaram pelo parque de exposições de Campo Grande. “O evento resgatou o ânimo dos criadores e produtores de leite, que enfrentam um momento econômico difícil no país. Para viabilizar a participação da raça na Expogrande, houve uma enorme dedicação do presidente do Núcleo Tiago Barros Xavier e de sua diretoria. Ele não mediu esforços para atender a todos da melhor forma possível e o resultado foi uma pista cheia de Girolando, com animais de muita qualidade”, destaca Marcelo Real.

A Grande Campeã CCG 1/2 foi Burguesia FIV DOC Hardy Rancho 3 Irmãos, do expositor Francisco de Paula Ribeiro JR./Fernanda B. A Melhor Fêmea Jovem CCG 1/2 foi Foccacia Bedrock FIV FZD, do expositor Ronan Salgueiro, e a Melhor Vaca Jovem CCG 1/2 foi Burguesia FIV Doc Hardy Rancho 3 Irmãos, do expositor Francisco de Paula Ribeiro JR./Fernanda B.

Entre as CCG 1/4, venceu como Grande Campeã Écora FIV Gengis Khan Moura Leite, do mesmo expositor. A Melhor Fêmea Jovem CCG 1/4 foi Lisa Real FIV Discreto da Rondinela, da expositora Aurora Real e a Vaca Jovem CCG 1/4 foi TNL Miura FIV Jaguar, do expositor Thiago Nogueira Lemos.

A Melhor Fêmea Jovem CCG 3/4 foi Fiscal Alamo FZD, do expositor Ronan Salgueiro, e a Vaca Jovem CCG 3/4 foi Jaloca Real FIV da WSON da Rondinela, da expositora Aurora Trefzger Cinato Real.

A Grande Campeã Girolando foi Bamboa Pavão FZD, do expositor Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro. O Grande Campeão Girolando foi Macan Evoque Máquina R da Fortaleza, do expositor Novotempo Agro Ltda. A Melhor Fêmea Jovem foi Rovena Hancock FIV Boa Fé e a Melhor Vaca Jovem foi Grecia VI Alphabet FIV R da Fortaleza, ambas do expositor Novotempo. O resultado completo está disponível aqui.

Grande Campeã Girolando

Homenagem

Com movimentação financeira de R$ 576.801.968,00, cinco vezes maior que o registrado no ano passado, a Expogrande contou em sua programação com o 1º Leilão Girolando Três Nascentes, que abriu a agenda de eventos da raça na Expogrande. O pregão foi promovido pela Fazenda Três Nascentes e levou a chancela de “Leilão Apoiado” pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. 

Durante a premiação dos grandes campeões da feira, o Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul prestou homenagem ao presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, e à superintendente da entidade Marlei Costa.  "É uma forma de agradecer a quem ajuda o trabalho dos que lidam com a atividade leiteira no estado. O trabalho do Bumlai é fundamental ao parque e aos empreendimentos do setor agropecuário. E não podemos esquecer também da Marlei que está há muitos anos com um trabalho de excelência", disse o diretor do Núcleo Ronan Salgueiro. Os homenageados "receberam" um banho de leite simbólico.

Parceria com a Girolando
Durante a Expogrande, o governador do MS, Eduardo Riedel, sinalizou uma parceria estratégica com a Girolando e o Núcleo de Criadores de Girolando do MS. O objetivo principal é associar os produtores que recebem assistência técnica da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Essa iniciativa visa impulsionar a qualidade genética do rebanho bovino no estado, especialmente no que diz respeito à produção de leite. 

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master