Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A Prefeitura de Uberaba e instituições parceiras do agro, dentre elas a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, lançaram ontem, 9 de dezembro, o Programa Uberaba Mais Genética. A proposta, genuinamente uberabense, promete ser um novo marco no melhoramento genético bovino para pequenos e médios produtores do município.
O evento reuniu produtores, empresas do segmento agrícola e todos os parceiros do programa que é encabeçado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri). São eles: ABCZ, Girolando, Sindicato Rural, Emater e Alta Genetics do Brasil. A Girolando foi representada pelo superintendente executivo Celso Menezes e pelo superintendente Técnico Leandro Paiva.
O secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron explicou que o Mais Genética vai funcionar por meio de várias mãos. “A Sagri e a Emater entram com os técnicos para as devidas visitas e avaliações das propriedades, inclusive, no tocante a parte nutricional; o Sindicato auxiliará no levantamento de produtores, além de ceder veterinários para as avaliações e execução dos protocolos; a ABCZ e a Girolando participam com doações de sêmens (500 cada), registros dos animais e conhecimentos. Por fim, a Alta entra com todos os materiais necessários e treinamentos”, relatou o secretário. "A Associação apoiará a iniciativa com a doação de doses de sêmen de touros Girolando e de prestação de serviço de Registro Genealógico a esses pequenos produtores", informa Menezes.
Para a prefeita Elisa Araújo, o Uberaba Mais Genética é a oportunidade que o pequeno produtor precisava para acessar tecnologia de ponta e, com isso, produzir mais e com qualidade, com menor custo. “Esta é a função da Prefeitura, por meio de uma somatória de esforços, proporcionar na ponta, a pequenos e médios, condições para que eles cresçam e participem do desenvolvimento do município”, afirmou a chefe do Executivo, que enalteceu o trabalho da Sagri.
Os pequenos e médios produtores já podem procurar a Secretaria do Agronegócio para preenchimento de cadastro e agendamento da primeira visita técnica. Segundo dados da Sagri, o Uberaba Mais Genética terá custo mínimo para o participante, devendo, num futuro breve, ser subsidiado no todo.
Tiveron afirma que o custo inicial será mínimo e que a expectativa é de gratuidade com aporte de emendas impositivas do vereador Luiz da Farmácia e integração ao programa nacional conduzido pelo deputado federal Emidinho Madeira.