Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

14 mar 2022
1° Simpósio de Gado de Leite apresenta avanços dos rebanhos 5/8

O 1° Simpósio de Gado de Leite do Núcleo de Criadores Girolando das Gerais, ocorrido no dia 12 de março, na Fazenda Boa Esperança, em Florestal/MG, abordou temas relevantes para a pecuária, como genética, mercado e sucessão e contou com a participação do vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Eugênio Deliberato Filho, do diretor Luiz Fernando Reis e de dezenas de criadores da raça. Para o presidente do Núcleo de Criadores Girolando, Alexandre de Freitas, todos os temas abordados trouxeram questionamentos importantes para o sucesso da pecuária leiteira. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado deste 1º Simpósio, vimos uma incrível troca de experiências, aliada à um viés muito forte de aproximação de toda a cadeia produtiva do leite, o que, a meu ver, é a uma das principais funções dos núcleos de fomento, já que servimos de elo entre os produtores e a Associação Girolando, bem como a todos os demais envolvidos na pecuária de leite”, destaca Freitas.

Com uma vasta experiência na seleção de animais 5/8, o criador Eugênio Deliberato Filho ministrou palestra sobre a evolução desse cruzamento nos últimos anos e as ações que a Associação está realizando para promover a raça. “São animais de grande rusticidade, produtividade, que aguenta calor e os mais variados tipos de manejo, totalmente preparada para os Trópicos. E com o uso das ferramentas de seleção do PMGG conseguimos um grande avanço dos rebanhos 5/8”, assegura o vice-presidente.

O jurado e membro do Conselho Deliberativo Técnico da Girolando, Fábio Fogaça, que ministrou palestra sobre melhoramento genético, apontou a importância da coleta de dados zootécnicos para o fortalecimento da raça. “O criador tem a responsabilidade de coletar dados, participar de provas zootécnicas e enviar essas informações para a Associação de Girolando, que junto com a Embrapa, transformará esses dados em índices genéticos e nos mais diferenciados PTAs”, esclarece Fogaça.

Na visão do criador Adriano Bicalho, da Gir Leiteiro 2B, que ministrou palestra sobre os avanços genéticos da raça zebuína, é de extrema importância fazer uma correta escolha das matrizes para produzir animais funcionais e produtivos, que aumentarão a rentabilidade do sistema. 

Mercado e sucessão

O 1° Simpósio de Gado de Leite do Núcleo de Criadores Girolando das Gerais ainda abriu espaço para dois temas de grande relevância na atividade leiteira: mercado do leite e sucessão nos negócios pecuários. O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG, Jônadan Ma, destacou que um trabalho conjunto entre os vários elos da cadeia produtiva pode trazer um novo cenário para a atividade. “É o momento de promovermos ações conjuntas, pois todos estamos no mesmo lado, tornando a atividade viável para o produtor, a indústria e também para que o consumidor tenha acesso a um leite de qualidade a um preço viável”, diz Ma. 


Já a importância de preparar sucessores para o negócio foi o tema abordado pelo advogado e criador, Alexandre Lacerda. No Brasil, grande parte das empresas não sobrevivem quando as gerações seguintes assumem os negócios. “Muito importante pensar o futuro de forma planejada, cuidar da sucessão e preparar os filhos para que, quando a pessoa for passar o ‘bastão’ tudo esteja organizado. Assim, os sucessores terão um futuro muito mais tranquilo. Não crie herdeiro, crie sucessor”, alerta Lacerda. 
 

O evento teve o apoio da Dbarros Representação Comercial. e Vansil Saúde Animal.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master