Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
O setor leiteiro passará a contar na Câmara dos Deputados com a Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite. Iniciativa da deputada Ana Paula Junqueira Leão (PP/MG), a Frente já conta com cerca de 200 deputados federais. “Somos uns dos poucos produtores rurais que vendem o produto hoje, recebemos após 40 dias sem saber o valor exato da negociação. Precisamos defender o setor leiteiro, composto em grande parte por pequenos produtores que geram emprego e renda e garantem renda e subsistência da própria família”, afirma Ana Paula, que é neta, filha e produtora de leite. Ela também é 1º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
O Brasil é o 5º maior produtor mundial de leite contando com 1,1 milhão de produtores. Segundo a CNA, são produzidos 35,3 bilhões de litros por um rebanho de 15,95 milhões de vacas com uma média de 6 litros por dia. Ao assumir a autoria dessa Frente Parlamentar, a deputada visa a ampliação e discussão do setor leiteiro, reforçando a importância da cadeia que movimentou cerca de R$ 40 bilhões em 2020 e gerou 4 milhões de empregos no país.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, a iniciativa tem o apoio da entidade e a expectativa é de que as principais demandas dos produtores de leite sejam contempladas pela Câmara dos Deputados, garantindo, assim, mais avanço para a pecuária leiteira.