Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Uma missão de técnicos do Ministério da Agricultura de Fiji, país localizado na Oceania, que está em visita ao Brasil, conheceu as características e vantagens da raça Girolando para produção de leite. O gerente do Brazilian Girolando e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, reuniu-se com o grupo no último sábado, 30 de agosto, em Esteio/RS, durante a Expointer 2025. Ele apresentou os avanços genéticos da raça, que corresponde a 80% do leite produzido no Brasil, e as tecnologias disponíveis dentro do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG).
O objetivo do governo de Fiji é desenvolver a pecuária local, obtendo exemplos de sucesso no Brasil. De acordo com Cembranelli, eles têm interesse em importar embriões e sêmen. “Lá, o perfil da pecuária é de pequenas propriedades rurais. Eles querem elevar a produtividade dos rebanhos leiteiros. Como Fiji tem temperaturas mais elevadas ao longo do ano, a raça Girolando é ideal por conseguir manter alta produção de leite nessas condições climáticas”, informa o gerente do Brazilian Girolando.
Depois da reunião, o grupo visitou os pavilhões da Expointer onde estão os animais Girolando. Além disso, acompanharam o julgamento da raça, que foi conduzido por Marcello Cembranelli, e entregaram as premiações aos expositores vencedores.
A missão de Fiji também está visitando propriedades rurais, abatedouros, e instituições de controle e pesquisa nos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O grupo está sendo acompanhado pelo representante do Ministério da Agricultura do Brasil, Lucas Fiuza. Integram a comissão o diretor de Saúde e Produção Animal, Avinesh Dayal, o oficial agrícola do setor de Carnes, Samuel Kunal Prasad, o oficial agrícola do setor de Genética, Jovilisi Mosese Tabuyaqona, o oficial agrícola do setor de Extensão Rural, Penaia Donuca.