Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.

Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

01 set 2025
Governo de Fiji visita o Brasil e quer importar genética da raça Girolando

Uma missão de técnicos do Ministério da Agricultura de Fiji, país localizado na Oceania, que está em visita ao Brasil, conheceu as características e vantagens da raça Girolando para produção de leite. O gerente do Brazilian Girolando e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, reuniu-se com o grupo no último sábado, 30 de agosto, em Esteio/RS, durante a Expointer 2025. Ele apresentou os avanços genéticos da raça, que corresponde a 80% do leite produzido no Brasil, e as tecnologias disponíveis dentro do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG).

O objetivo do governo de Fiji é desenvolver a pecuária local, obtendo exemplos de sucesso no Brasil. De acordo com Cembranelli, eles têm interesse em importar embriões e sêmen. “Lá, o perfil da pecuária é de pequenas propriedades rurais. Eles querem elevar a produtividade dos rebanhos leiteiros. Como Fiji tem temperaturas mais elevadas ao longo do ano, a raça Girolando é ideal por conseguir manter alta produção de leite nessas condições climáticas”, informa o gerente do Brazilian Girolando.

Depois da reunião, o grupo visitou os pavilhões da Expointer onde estão os animais Girolando. Além disso, acompanharam o julgamento da raça, que foi conduzido por Marcello Cembranelli, e entregaram as premiações aos expositores vencedores.

A missão de Fiji também está visitando propriedades rurais, abatedouros, e instituições de controle e pesquisa nos Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. O grupo está sendo acompanhado pelo representante do Ministério da Agricultura do Brasil, Lucas Fiuza. Integram a comissão o diretor de Saúde e Produção Animal, Avinesh Dayal, o oficial agrícola do setor de Carnes, Samuel Kunal Prasad, o oficial agrícola do setor de Genética, Jovilisi Mosese Tabuyaqona, o oficial agrícola do setor de Extensão Rural, Penaia Donuca.

Larissa Vieira
imprensa@girolando.com.br
Destaques
Parceiro Premium

Canal Master
Apoio Master