Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Os produtores de leite do Brasil estão utilizando mais doses de sêmen de touros da raça Girolando para inseminar seus rebanhos em 2025, conforme comprova o levantamento de vendas de sêmen no primeiro semestre. O aumento foi de 12% em relação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho da raça está acima do registrado em todo o ano de 2024, que fechou com elevação de 9%.
Os motivos que têm levado os pecuaristas a investirem mais na raça serão apresentados durante o 3º Congresso Internacional de Girolando, agendado para o período de 12 a 14 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia/MG. O coordenador Técnico do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), Edivaldo Ferreira Júnior, apresentará os avanços genéticos dos touros e as tecnologias disponíveis atualmente para identificar animais de alto valor genético para a produção de leite. Ele ainda falará sobre os investimentos feitos pelo Fundo de Investimento do PMGG para fomento do uso de reprodutores Girolando. A palestra será no dia 13 de novembro, às 11h.
O evento ainda terá outras três palestras sobre a aplicação prática da genética dos touros em fazendas de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. No dia 13, às 14h30, o criador Carlos Alberto Luiz de Almeida mostrará os resultados que vem alcançando com o uso dos reprodutores em sua propriedade, a Fazenda Bacuri, em Orindiúva /SP.
Já no dia 14 de novembro, às 9h15, o criador Leonardo de Lima Avelar, da Fazenda Campo Alegre, em Patos de Minas/MG, trará dados sobre os avanços genéticos de seu rebanho. Depois, às 14h45, o caso de sucesso será da Fazenda São Caetano, em Morrinhos/GO. O criador José Renato Chiari falará sobre os investimentos em touros de genética superior e como isso tem trazido mais rentabilidade para seu negócio.
Inscrições abertas – Com expectativa de receber participantes de toda a América Latina, o 3º Congresso Internacional de Girolando está com inscrições abertas pelo site do evento ( Clique aqui e faça sua inscrção com desconto), onde é possível também acessar a programação completa e outras informações.
O Congresso terá três dias de palestras, dentro dos painéis “Inovações tecnológicas para a moderna pecuária leiteira” e “Avanços em genômica e melhoramento animal”. Os temas abordados por especialistas de vários países serão: edição gênica, seleção genômica para eficiência alimentar e sustentabilidade, avaliação multirracial, bem-estar animal, inteligência artificial, gestão financeira, desafios e oportunidades na produção de leite visando o mercado global, sucessão familiar e os caminhos para a neutralidade de carbono e a sustentabilidade.