Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A parceria técnica entre Brasil e Equador para promover o melhoramento genético dos rebanhos da raça Girolando iniciou a primeira etapa neste mês de setembro. O técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Marcello Cembranelli, visitou várias propriedades equatorianas para coletar amostras de material genético de animais que serão genotipados. O trabalho foi realizado em conjunto com os técnicos da Associação de Criadores de Gir e Girolando do Equador (Asogyre), entidade que firmou, em junho deste ano, o termo de cooperação técnica com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando na área de melhoramento genético.
A primeira amostra de pelo foi coletada durante a 3ª Exposição Nacional Expo Gyr e Girolando, feira que aconteceu entre os dias 5 e 7 na cidade de Santo Domingo. Nesta primeira etapa, 100 amostras estão sendo enviadas para o Brasil e todo o processo de genotipagem será realizado pela empresa Zoetis, por meio da tecnologia Clarifide Girolando.
Depois, as informações geradas serão enviadas para a Embrapa Gado de Leite para processamento das avaliações genômicas dos animais equatorianos. Em uma etapa seguinte, o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) disponibilizará as avaliações aos criadores daquele país para que eles possam utilizá-las no processo de seleção dos melhores animais para produção de leite.
Treinamento dos técnicos do Equador
Além da coleta de material genético, Marcello Cembranelli realizou uma atualização técnica para a equipe da Asogyre que atua no serviço de registro genealógico dos animais Girolando no Equador. Eles passaram por aulas teóricas e práticas em fazendas associadas da entidade. A iniciativa faz parte de um acordo firmado em 2018 entre as duas entidades para garantir o registro da raça dentro dos padrões raciais estabelecidos pela Associação Brasileira de Girolando.
Palestra sobre Girolando no Congresso Internacional
O técnico da Girolando também participou do Congresso Internacional de Melhoramento Genético de Raças Leiteiras Tropicais, que ocorreu nos dias 4 e 5 de setembro, em Santo Domingo. Ele ministrou palestra sobre os avanços do PMGG. A raça Girolando ainda foi tema de palestra realizada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva. Ele destacou o progresso genético da raça e as inovações adotadas pelo PMGG.