Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e a Associação Boliviana dos Criadores de Zebu (Asocebu) deram o primeiro passo para colocar em prática a parceria na área de melhoramento genético firmada em maio deste ano. Durante a Expocruz 2025, que acontece em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, foi feita a primeira coleta de amostra de DNA de animal Girolando pelo técnico da Girolando Marcello Cembranelli e pelo gerente geral da Asocebu Fernando Baldomar.
O material será enviado para o Brasil para passar pelo processo de genotipagem e avaliação genômica, dentro da tecnologia Clarifide Girolando. Nesta primeira etapa cerca de 100 amostras de animais registrados pela Asocebu serão coletadas. Depois, os criadores bolivianos terão acesso às avaliações e poderão utilizá-las no processo de seleção de animais de genética superior para diversas características.
Competições na Expocruz
A raça Girolando participa de julgamento e torneio leiteiro na Expocruz 2025, com 173 animais. Esse número é 49% superior ao registrado ano passado. A feira vai de 19 a 28 de setembro. Quem comanda o julgamento é o jurado Petros Medeiros.
Durante a Expocruz, Marcello Cembranelli, que também é gerente do projeto internacional Brazilian Girolando, convidou o público presente no julgamento da raça para participar do 3º Congresso Internacional de Girolando, agendado para o período de 12 a 14 de novembro, em Uberlândia/MG.