Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Com o objetivo de contribuir para a melhoria genética dos pequenos e médios rebanhos leiteiros de Uberaba/MG, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realizou a doação de 600 doses de sêmen de touros participantes do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG). A iniciativa faz parte do recém-criado programa Uberaba Mais Genética, coordenado pela Prefeitura de Uberaba em parceria com a Girolando, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Alta Brasil, Sindicato Rural de Uberaba, Emater Uberaba, além do apoio do deputado federal Emidinho Madeira e do vereador Luiz da Farmácia.
A entrega do material genético ao secretário do Agronegócio de Uberaba, Luís Renato Tiveron, ocorreu na última sexta-feira (23/01/26), na sede da entidade, e foi feita pelo superintendente Executivo Celso Menezes, pelo superintendente Técnico Leandro Paiva e pelo coordenador Técnico do PMGG Edvaldo Ferreira Júnior. “Com o programa Uberaba Mais Genética, estamos cumprindo uma das principais funções da entidade, que é tornar o melhoramento genético acessível a todos os produtores”, destaca Menezes.
Já o secretário Luís Renato Tiveron destacou que a doação da Girolando marca um momento importante para a pecuária local, pois trata-se de uma raça que vem contribuindo para a pecuária dos trópicos.
De acordo com Edvaldo Ferreira Júnior, além de receberem gratuitamente o sêmen, os produtores rurais contarão com a assistência dos técnicos da Girolando que também coletarão informações dos rebanhos assistidos para o banco de dados do PMGG. O superintendente Leandro Paiva reforça que o sêmen doado foi coletado dos touros Girolando, das composições raciais 3/4 e 5/8, que participam do Teste de Progênie.
Logo após receber a doação da Girolando, o programa Uberaba Mais Genética deu início à distribuição das doses de sêmen. O primeiro produtor assistido pelo projeto escolheu a raça Girolando para a inseminação de seus animais. Foram cinco vacas do rebanho de Maurício Barbosa Celestino, do Sítio Monte Sinai, na comunidade rural Dandara. O procedimento ocorreu no sábado (24/01/26).