Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo.
Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Definir o perfil dos produtores rurais da região de Uberaba. Este é o objetivo do grupo de trabalho formado por entidades do agronegócio. A primeira reunião, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, foi realizada na última terça-feira (23/09). Além das duas entidades, o encontro reuniu representantes do Sistema Faemg Senar, Emater, Sebrae, Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio, e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Girolanfo foi representada pelo superintendente executivo Celso Menezes e o superintendente técnico Leandro Paiva.
O trabalho abrangerá ainda os municípios de Delta e Água Comprida, que estão na base territorial do Sindicato.“Ao longo dos últimos anos, verificamos uma modificação veloz no perfil dos produtores rurais. A intenção deste trabalho é ter uma leitura atualizada deste perfil na região, para que possamos conhecer detalhadamente este público e, com isso, implementar políticas públicas eficazes para os pequenos, médios e grandes produtores rurais”, disse o presidente do Sindicato de Uberaba, Vinícius Rodrigues.
Neste primeiro encontro, cada entidade apresentou o que já tem de dados e informações disponíveis sobre o agronegócio, como é o caso do Censo Agropecuário do IBGE; de levantamento promovido pelo Sebrae a partir de eixos como caracterização do empreendimento, comercialização, mão de obra, sustentabilidade, entre outros; e de dados disponíveis na Prefeitura. Ficou definido que entidades, como o Instituto Mineiro de Agropecuária, serão convidadas a participar desta iniciativa. A proposta é que o trabalho comece com os pecuaristas de leite da região.